terça-feira, março 13, 2007

Transcendência da arte

Ciência da Religião, aula 3 (de novo!)

Leitura do texto: Arte: A Religião de Corpo Inteiro, de Nabor Nunes Filho.

Nele deveríamos procurar entender o significado das expressões: “a busca da transcendência”, “a experiência do vazio”, “ausência” e “sonhos e utopias”.

A busca da transcendência trouxe a visão que tenho de arte, e que coloquei no post anterior. Com exemplos, inclusive.

Mas destaco abaixo a frase que realmente me tocou, no texto:

"É a arte que nos convence que o mundo em que vivemos não é único mundo possível."

A arte transcende e recria a realidade. Vai além.
O vazio que fica, é o vazio que eu desejo preencher com a lembrança do que vi, com uma nova visão.
Ausência é falta, disse Drummond, e falta é a constatação da importância, da força, da legitimidade.
Sonhos e utopias tenho vários: um mundo pleno de beleza, arte para todos, o mundo modificado pela arte.

Será que me fiz entender?
Está tarde de novo. Mas amei essa aula. Vou ler de novo outra hora.

0 escritos: